GESTÃO

Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica celebra 43 anos

Unidade gerencia as atividades financeiras, contábeis e patrimoniais do Comando da Aeronáutica
Publicada em: 25/10/2015 09:21
Imprimir
Fonte: SEFA/Agência Força Aérea

 

 


  A Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) realizou uma cerimônia militar em celebração aos 43 anos da unidade. A organização é responsável pelas atividades de execução orçamentária, de administração financeira e de contabilidade relativas aos recursos de qualquer natureza do Comando da Aeronáutica (COMAER). Durante a solenidade, foi realizado o lançamento da 8ª edição da revista “Seiva”, publicação da SEFA, que traz entre os destaques a contabilidade de custos e o novo plano de contas aplicado ao setor público.

Nos seus 43 anos de existência, a unidade sempre buscou a melhoria na gestão. Dentre as iniciativas da SEFA estão a capacitação dos militares que atuam em execuções contratuais da FAB, para aprimorar os processos de prestação de contas, transparência e responsabilização em relação aos contratos; e a utilização de novas ferramentas digitais para melhor gestão de processos e recursos, como o sistema A5-WEB, para atender às solicitações de descentralização e alteração dos créditos dos órgãos de direção-geral e setorial. O recurso trouxe mais agilidade e transparência, já que as solicitações e alterações orçamentárias passaram a ser realizadas online e com retorno de atendimento automático às unidades do Comando da Aeronáutica.

“A visão de futuro, descrita em nossa política, determina que a SEFA deve buscar a excelência, bem como ser percebida como líder de qualidade nos processos e nas atividades de economia e finanças no âmbito do governo federal”, disse o Secretário de Economia de Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, durante seu discurso.

O oficial-general destaca ainda o reconhecimento do trabalho da unidade. “Podemos citar o Tribunal de Contas da União, ao mencionar em seus relatórios o fato de o COMAER não apresentar restrições na conformidade contábil desde 2011, além de outras menções, ao nível de “referência”, em diversos seminários e congressos promovidos por órgãos afetos do governo federal”, afirmou.

A SEFA também incentiva as unidades militares a melhorar a gestão dos recursos da FAB. Em 2015, a Secretaria de Economia e Finanças concedeu ao Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) o Prêmio "Destaque Execução Contábil do Comando da Aeronáutica". O órgão, responsável pelo treinamento de profissionais que trabalham com a prestação do serviço tráfego aéreo, alcançou 99,76% de média no grau de performance contábil entre julho de 2014 e junho de 2015. A medição é realizada por meio das conformidades de procedimentos realizados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

Homenagens - Durante a solenidade, foram entregues as medalhas de 20 e 30 anos de serviço e os diplomas de graduado-padrão ao Sargento Nilton Magno Pereira Soares, de servidor padrão ao senhor Fábio José de Oliveira e praça padrão ao Cabo Marcelo Rodrigues do Carmo.

O título de membro honorário, que homenageia cidadãos que prestam relevantes serviços às organizações do Comando da Aeronáutica, foi entregue ao professor universitário, doutor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes; ao advogado, professor e diretor do Instituto Protege, Murilo Queiroz Melo Jacoby Fernandes; e ao gerente de informações contábeis-fiscais da Coordenação Geral de Contabilidade e Custos da União, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Tiago Maranhão Barreto Pereira.